[ALEMANHA - ROTA DOS CASTELOS] Parte 3 - Castelos de Heidelberg Guttenberg, Hornberg e Zwingerberg

Os castelos do rio Neckar - Guttenberg, Hornberg, Zwingerberg e Heidelberg


Nos posts anteriores começamos nossa viagem de carro pela Rota dos Castelos. Visitamos Schwabish Hall e a charmosa Bad Winpfel. A partir daqui começa a proliferação de castelos ao longo de ambas as margens do rio Neckar.

A primeira parada foi no Burg  Guttenberg, que abriga um complexo de prédios, entre eles um museu, uma taverna e um hotel. Uma coleção de aves de rapina domina o pátio central interno. No verão é possível ver interessantes apresentações desses animais a céu aberto. No inverno, infelizmente, quase tudo estava fechado, o acesso era restrito a algumas poucas áreas. Mas a visão por fora do paredão de pedras já valeu a visita, é exatamente a imagem que fazemos de um castelo medieval.





Acesso privativo ao Castelo

Paredões intermináveis fortificam o complexo medieval

Centro de Pesquisa de Aves de Rapina
Entrada do Burg Guttenberg

Castelo em excelentes condições de preservação
Separados por poucos quilômetros, encontra-se o Burg Hornberg, outra imensa fortaleza, alcançável por uma estreita estrada em cima de uma colina com uma excelente vista do rio Neckar.


A estrada margea o Rio Neckar



Vista do Castelo
 O Burg abriga hoje um hotel-castelo e um restaurante, assim como uma boa loja de vinhos logo na sua entrada. Como demoramos muito no Guttenberg, perdemos a hora e não tivemos muito tempo para explorar o complexo, mas as fotos testemunham a beleza dos prédios.





No caminho até Heidelberg, é possível avistar ainda diversos outros castelos , a maioria em ruínas, dentre os quais me chamou muita atenção o burg Zwingenberg, estrategicamente posicionado em uma curva do Rio Neckar.

Ruinas de uma fortificação medieval

Burg Zwingerberg


Finalmente alcançamos nosso destino final do dia : o castelo de Heidelberg, um dos maiores castelos da Alemanha, verdadeiro tesouro arquitetônico que desafia o tempo. Mas deixemos para falar dos encantos de  Heidelberg no próximo post, inteiramente dedicado a esta magnífica cidade .






Avaliação Final

Se você deseja ver castelos, a Burgenstrasse é um paraíso relativamente desconhecido. Talvez a região não seja tão popular no turismo por não ter as excelentes conexões ferroviárias, nem a grande proliferação de vilarejos minúsculos (mas charmosos) do Vale do Reno.

Mas o trecho que corresponde ao vale do rio Neckar abriga uma grande quantidade de antigos castelos e pequenas cidades de alto valor histórico, como Swabisch Hall e Bad Wimpfel, com muito potencial a ser explorado. Muitos dos castelos antigo hojes são apenas charmosas ruínas, outros funcionam como românticos hotéis de luxo. De toda forma, se tiver um dia sobrando na região, alugue um carro não deixe de conhecer a fantástica Rota dos Castelos, o blog a Vida do Viajante recomenda a visita...




  • Dicas :
  • Burg Guttenberg
  • Burg Hirschhorn


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...