[PLANEJAMENTO Natal e Reveillon na Áustria e Alemanha] Mais dicas para elaborar Roteiros e Preparativos de Viagem

Olá pessoal,

Não demorou muito e o bichinho da viagem independente me picou novamente. Depois de pesquisar uma opção para o reveillon em família, ficamos entre Foz do Iguaçu e Alemanha, com preços inacreditavelmente semelhantes, devido a uma excelente promoção da empresa Condor, uma low cost alemã com vôos regulares a partir do Rio de Janeiro, Recife e Salvador para Frankfurt.

É claro que todo mundo da família optou pela Alemanha. Eu, particularmente, gostei dessa opção, pois devido a gestação de minha esposa, teria que invariavelmente adiar a viagem para a Itália que vinha programando para a primavera de 2013.

Desta forma, antecipei as férias e ainda poderia realizar um desejo antigo da minha mãe -  uma grande incentivadora de minhas viagens pelo mundo afora -  passar o natal em um lugar com neve, igualzinho ao que víamos nos filmes quando crianças.

Antes de iniciar o relato dessa viagem de Natal e Reveillon na Áustria e Alemanha, falarei mais um pouco sobre como montar um roteiro de viagem. Já havia abordado o assunto em um tópico anterior sobre meu roteiro de viagem para a América do Sul que deu muito certo, disponível aqui.

Vamos agora aos 4 passos mágicos para montar um bom roteiro de viagem internacional :

PREPARATIVOS e ESCOLHA DOS DESTINOS

PASSO 1 : 


COMPRA DAS PASSAGENS AÉREAS ou 

CIDADES DE INÍCIO E FIM DO ROTEIRO

Economizando nas passagens aéreas

Antes de tudo é preciso lidar com a dúvida de qual destino escolher entre tantas opções interessantes. Como já falei anteriormente,  achei sempre mais fácil começar um  roteiro pela definição dos vôos. O motivo? O custo dos vôos é a parte mais sensível a variações da sua viagem e, provavelmente, a de valor mais elevado.

Preços podem reduzir ou aumentar da noite pro dia, dependendo da demanda naquela época do ano. Mesmo que você queira utilizar somente pontos de programas de fidelidade para viajar, é bom saber que as companhias reservam poucas vagas com pontos promocionais para os primeiros clientes que adquirirem as passagens.

Comprar a passagem aérea deve ser, portanto,  a sua primeira preocupação. O momento ideal de dar o pontapé formal na sua viagem é quando as companhias lançam suas promoções de passagens para os destinos que lhe interessam. Dependendo da disponibilidade de vôos, escolha a melhor opção ofertada entre os destinos de viagem  que esteja interessado.

Blogs especializados em passagens aéreas como o melhores destinos estão sempre dando ótimas dicas de promoções. Além disso, você pode usar buscadores de passagem como o decolar, submarino viagens e skyscanner que ajudam a selecionar as opções de vôos mais interessantes de acordo com os destinos  e época que você tem interesse em viajar.

Como decidir entre duas ou mais opções de vôos interessantes

E se houver várias opções interessantes de vôos? Qual devo escolher? Eu procuro fazer um rascunho de algo que chamo do ROTEIRO GERAL de viagem.  Coloco as datas, preencho as cidades cidades de ida e volta dos vôos estimo os custos de hoteis, deslocamentos e passeios imperdíveis daquele roteiro específico. Não se preocupe em ser detalhista nesse momento, praticamente a única certeza que você terá serão as cidades de ENTRADA e SAÍDA, pois a lista de cidades de pernoite que você deve estimar pode (e deverão) mudar mais à frente à medida que você for refinando seu roteiro.

Se estiver em dúvida qual destino seguir, faça alguns rascunhos de ROTEIROS GERAIS baseados nas opções de passagens aérea que você encontrou anteriormente. O mais importante nesse momento é ter uma estimativa aproximada dos custos fixos de cada opção de roteiro. Desta forma,  ficará bem mais fácil decidir qual opção de roteiro compensa mais para você.

Não se esqueça, porém, antes de bater o martelo e comprar a passagem aérea, de conferir também as regras tarifárias da classe da passagem que você está comprando : quais os custos de cancelamento, franquia de bagagem e etc. Imprevistos acontecem, esteja preparado para eles desde o início.

Exemplo 

Examinando as melhores opções de viagens para o Natal e Reveillon partindo de Fortaleza pelos sites acima mencionados, descobri uma pérola : o vôo Salvador - Innsbruck por 423 dólares. Perfeito, seria o natal com neve que sempre havia sonhado. O  vôo de volta seria Frankfurt - Recife no dia 01/01/2013. Apesar do incoveniente do voo ser pela manhã, o preço tambem estava excelente : apenas 392 dólares. Preços de baixa estação, mas em uma época de alta estação para nós brasileiros. Os vôos dentro do Brasil usaria pontos da tam ou da smiles para manter o custo em um valor razoável.

Mas ainda havia outras opções interessantes de vôo, como Salvador-Praga, por um custo um pouco superior. Desta forma, procurei montar alguns roteiros gerais em cima dessas e outras opções interessantes que também havia encontrado.

Para estimar custos, coloquei na planilhas algumas cidades de pernoite, dei uma busca rápida em sites como booking.com para estimar valor de diárias de hospedagem, depois entrei nos sites das companhias ferroviarias da Alemanha e Áustria para estimar os custos de se deslocar entre as cidades e cheguei a um valor aproximado do custo de viagem total em cada roteiro somando as passagens aéreas, hotéis e despesas de trasporte de trem e/ou aluguel de carro.

PASSO 2 : 

DEFINIÇÃO DE CIDADES DE PERNOITE

RESERVAS DE HOTEIS E MEIOS DE DESLOCAMENTO

Refinando o Roteiro Geral de Viagens - Como escolher as cidades, hotéis e meio de transportes

Compradas as passagens aéreas, é hora de refinar seu ROTEIRO GERAL de viagem. No começo, estimava dormir duas noites em Innsbruck e alugar um carro em Fussen. Somente após sucessivos refinamentos, pesquisando as melhores combinações de opções de hotéis, deslocamentos e horário de atrações, que consegui chegar ao roteiro final. As escolhas foram baseadas em diversas informações que coletei pela internet, por exemplo:

  1. Dia 26/12 seria feriado na Alemanha e não daria para alugar um carro em Fussen, assim como o castelo do REI Ludwig II também estaria fechado no Natal. 
  2. A maioria dos museus fecham na segunda-feira, e vários outros ficam abertos até tarde durante 1 dia na semana.
  3. Existem tickets especiais de trem para se viajar em grupo bem mais baratos do que comprar passagens individuais. 
  4. Na época que pesquisava hotéis a rede Accor lançou uma promoção de 50% de descontos em hotéis com a bandeira Íbis pela Alemanha, 
  5. Que precisaria de pneus especiais de inverno para alugar um carro nessa época do ano e que eles já vem incluso ao alugar um carro pela sixt
  6. Teria uma feira de natal aberta em Speyers, mesmo após o Natal
  7. (...)
Enfim, todos esses fatores, e muitos outros mais,  me ajudaram a decidir quais cidades, hotéis e formas de deslocamento escolheria para montar meu roteiro geral de viagem, que terminou assim:


Como e Quando fazer as reservas de hotéis e meios de transporte

Esteja atento para reservar os hotéis e comprar as passagens de trem, aviões e/ou barcos que utilizará para o deslocamento entre as cidades visitadas no seu roteiro. Normalmente, utilizo sites como o booking.com que permitem reservar hoteis antecipadamente sem custos de cancelamento caso você encontre uma oferta melhor posteriormente.

As reservas de carro também deve ser feitas com antecedência, e sempre que possível aproveite alguma promoção de alguma companhia como a hertz, sixt, avis, etc em parceria com a sua administradora de cartões de crédito ou outros programas de fidelidade, como o multiplus tam, smiles, miles & more, etc.

Esteja atento que nem sempre compensa reservar e pagar  tudo com antecedência, exceção feita no caso de aproveitar alguma promoção imperdível ou se os hotéis na cidade de destino estão lotados no período, devido a ápoca do ano ou alguma ocasião especial. De qualquer forma, sempre que possível garanta logo as reservas sem custos de cancelamento e fique monitorando as demais opções para saber se compensa pagar antecipado por uma opção melhor que esteja com muita demanda na época que você viajar.

PASSO 3 : 

ROTEIROS DE VIAGEM DETALHADOS


Elaborando um roteiro detalhado de viagem - Como otimizar seu tempo e dinheiro ao máximo

O modelo de roteiros detalhados (data/cidade/atração/endereços/obs/custos) que já havia começado a usar na primeira viagem a Europa em 2012 e na America do Sul em 2012 se mostraram bastante eficientes e foram repetidos nessa viagem, inclusive as estimativas de custos se mostraram bastante realistas, quem quiser os roteiros e planilhas pode me contactar que enviarei por email a todos que se mostrarem interessados. 

Exemplo :



PASSO 4 : 

PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE VIAGEM


Monitorando seu planejamento de viagem

Alem do roteiro geral e detalhado, faço um planejamento de viagem com vários itens, que pode incluir entre outros tópicos a documentação, vacinas, mapas, compras, formas de pagamento que utilizará e etc
Como exemplo, costumo passar um email ou manter um arquivo  para mim mesmo lembrando dos itens essenciais a uma viagem que devem ser previamente planejados, que pode ser adaptado a necessidade particular de cada viagem :

Exemplo :

/*****************/

 DESPESAS FIXAS :
 -------------------------


1) Passagem de avião 
2) Cidades e Hoteis
2.1)Definição de cidades (ok)
2.2) Hoteis (ok)
3) Aluguel carro alemanha (ok)
4) Tickets Trem 
4.1) Innsbruck - Munich  (ok)


 DAS DESPESAS EXTRAS

 --------------------------------


 1) Passaporte (ok)

 2) Seguro Viagem (ok)

 3) Mochilas/Malas/Roupas (ok)

 4) Guias viagem alemanha/austria (ok)
 5) Permissao Internacional de Dirigir (ok)
 6) Definição quantidade de dinheiro a levar, Cartao VTM e dinheiro cash (ok )
 7) Compra euros (ok )
 8) ENTRADAS ANTECIPADAS MUSEUS/ATRAÇÕES/PASSEIOS (-)
 9) Multa troca passagem (ok)


 DAS ATIVIDADES

 ----------------------


 1) Roteiro de viagem geral (ok)

 2) Roteiro Detalhado (roteiro trem OK,  roteiro carro 99%) ***********

 3) Cancelamento de hotéis (ok)
 4) Recolhimento de vouchers (ok)
 5) Planejamento Bagagem (em execução : qtde peças 1, peso 20kg, remédios,
cosmeticos ate 100ml, roupas 3 calças, 2 casacos, 1 bota, papeis de viagem, documentos) 
 6) Planejamento de compras (em execução : camera, perfume, bebidas, comidas) 
 7) Planejamento de contar a pagar e para ausência de 10 dias
 8) Material para impressao :
 8.1) Passagens
 8.2) Passagens TAM (ok)
 8.3) Passagens GOL
 8.4) Vouchers Hotel (ok - falta innsbruck) 
 8.5) Vouchers Atrações (-)
 8.6) Vouchers Seguro Saude (falta 1 copia para cada) 
 8.7) Voucher Carro (ok)
 8.8) Cópia Documentos (falta 1 copia para cada) (Passaporte) ******
 8.9) Roteiros Geral, Trem (1a Parte) e Carro (2a Parte) (ok- falta segunda parte)
 8.10) Mapas a Pe (falta mapas 7,8,12,13,14) 
 8.11) Mapas Carro Michelin (falta D1 e E1) 

/*****************/


BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO

Quanto maior a preparação, maior a diversão

O primeiro grande benefício de um bom planejamento de viagem é a otimização do seu tempo, que é o recurso mais valioso do viajante. Planejando com antecedência, fico muito mais despreocupado e relaxado, pronto para desfrutar do máximo possível de atrações no tempo que terei disponível.

O custo da viagem também pode cair drasticamente se comparado a um pacote de viagem, basta  aproveitar as promoções online e utilizar tickets coletivos sempre que possível. Além da vantagem de você fazer o seu tempo, acordar e dormir a hora que quiser e escolher as atrações que você quer visitar e não a que a agência de viagem lhe empurrar goela abaixo.

Problemas que podem ocorrer durante o planejamento

A organização também é um fator muito importante para superar os diversos problemas que podem aparecer no decorrer da reservas necessárias ao bom andamento da viagem, preços mudam do dia para noite e vários imprevistos podem ocorrer. No meu caso, o pior foi o fato da minha esposa ter sido desaconselhada pelo médico a prosseguir viagem. Apesar do desejo de passar as festa  de fim de ano junto com minha companheira de viagem mais ativa e do meu bebê, tomamos a decisão de substituir sua passagem para outra pessoa, no caso a minha tia. O problema que a troca de nomes foi uma verdadeira guerra com a empresa aérea CONDOR, que se recusava a cumprir o contrato e cobrar somente a taxa estipulada para nomeação de pessoa substituta. 

A empresa, por intermédio do seu escritório em São Paulo, cobrava a diferença tarifária em flagrante desrespeito ao contrato firmado no momento da compra da passagem. Mas sou experiente em relação  a problemas com passagens aéreas, insisti em meus direitos, obtive o endereço do escritório da Condor nos EUA, administrado pela Thomas Cook e escrevi um verdadeiro tratado judicial demonstrando que tinha direito a nomeação de uma pessoa susbstituta pela tarifa estipulada de 72 dólares em contrato. Apesar da relutância inicial, finalmente aceitaram fazer a alteração,  foi a primeira grande vitória dessa viagem. Somente mais tarde descobriria que fizeram a alteração somente nos trechos operados pela condor. No trecho Frankfurt - Innsbruck operado pela Lufthansa a mudança não foi feita e isso me daria a maior dor de cabeça, conforme relatarei no post seguinte.

Tomei o cuidado dos roteiros serem mais curtos nas andanças dessa vez, devido a presença de pessoas de idade mais avançada na viagem. Além disso, os roteiros de carro também foram curtos e dado preferência a auto-estradas em caso de nevascas comuns nessa época do ano na Europa que poderiam obstruir estradas secundárias. Ressalto, porém que não encontrei nenhuma dificuldade em dirigir na Alemanha nessa época do ano, conforme relatarei nos posts seguintes.

Avaliação Final

Todos os roteiros foram elaborados com a pesquisa de diversos livros , entre eles o Guia MICHELIN da Alemanha, Frommer da Alemanha e Austria, Fodor da Alemanha, Guia Estradas da Alemanha e Visual da Alemanha da Folha, além de inúmeras colaborações de blogs da internet, páginas das atrações, emails e forums dos mochileiros, tripadvisor e fodor´s.

Todos essas canais foram fundamentais e colaboraram para que pudesse usufruir o máximo de atrações em tão pouco tempo. Foram apenas 10 dias de viagem, 3 países visitados, 12 cidades com roteiro de visita a pé, 20 cervejas diferentes, 19 salsichões, 5 joelhos de porco, uma mercedes benz para andar nas impecáveis auto-bahns e muita história para contar.

Comentários

  1. Legal esse post explicativo. eu fico imaginando quem for fazer um roteiro como esse pela primeira vez e ter que substituir uma pessoa na última hora. Só com o tempo pra ficar expert mesmo. Estou pesquisando alguns blogs pra minha inspiração e parei aqui. Acessa o meu blog e me dê uma dica quem sabe. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naubervent, de fato os imprevistos acontecem e é bom estarmos preparados para eles... ah a parte de floripa do seu blog está excelente , parabéns!

      Excluir
  2. Oi Mário, gostei muito de todas as suas dicas. Será que pode me encaminhar seus roteiros e planilhas por email? Estou organizando minha viagem e gostaria de utilizá-los como modelo, pois incluí a Alemanha.
    Você tem dicas da Itália também?
    Meu email é nayarabernardes@gmail.com

    Muito obrigada

    Nayara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara, ainda hoje lhe envio por email os roteiros da parte da Alemanha, ok? A Itália é meu próximo destino de viagem, mas ainda não comecei o roteiro, pois só viajarei em 2014. Qualquer dúvida estamos por aqui. Abraços para você.

      Excluir
  3. Olá amigo, estou planejando uma viagem pra minhas férias em Setembro com minha noiva, pra Alemanha, Áustria e Itália. Já tenho o planejamento de datas, e o roteiro geral, mas faltam comprar ainda as passagens. Venho monitorando os preços há uns 2 meses, mas até agora, o mais em conta que consegui fo R$2400 ida e volta por pessoa... você acha que este preço está bom? estou com receio de esperar mais e ter que pagar mais caro. Todo o resto do planejamento está dependendo destas passagens, portanto se até o final de Maio não baixarem mais, pago esse valor mesmo. Li seu site todo, e tem dicas valiosíssimas, inclusive gostaria dessas suas tabelas, se for possível que envie. Já conheço alguns dos destinos que visitarei, mas fazem mais de 10 anos que não vou lá, pois morei quando era criança, e minha noiva nunca saiu do Brasil, por isso quero viajar com tudo planejado corretamente. Seu site está sendo de grande valia! Abraços de um vizinho de Estado! ehehhe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci de citar, as passagens são Natal-Frankfurt

      Excluir
    2. Olá Daniel, que bom que tá gostando do blog, a idéia é essa mesmo, ajudar as pessoas a botar o pé no mundo... rsrsrsrr

      Em relação as passagens pra Setembro, no fim do mês é começo de Outono na Europa, então é de se esperar um preço levemente inferior ao que você achou.

      De fato, o que pode lhe complicar é se você tiver datas fixas para os voos de ida e volta devido a lua de mel. Mas se você tiver um pouquinho de flexibilidade nessas datas, deixando para viajar mais no fim do mês dá pra conseguir preços bem melhores. Minha dica é fazer o mesmo que fiz nessa viagem de fim do ano, : simulei agora no site da Condor uma passagem Recife-Frankfurt no fim de setembro com volta em início de Outubro dá pra ficar por U$ 1560,00 , ou seja, menos de R$1600 por pessoas ida-e-volta. Mesmo você gastando com o deslocamento até Recife, vai ficar bem menos do que os R$4800,00 reais que você achou até agora...

      Vou te enviar via email o link para minhas planilhas com orçamento e roteiros gerais e detalhados...

      Excluir
    3. só faltou perguntar pra qual email você quer que eu mande?

      Excluir
  4. Olá Mário

    Estou de novo no seu blog.
    Estou montando meu roteiro.
    Quero deixar uma dica para vc e seus leitores. Eu e minha amiga compramos nossas passagens para Paris através do telefone da TAM de madrugada - foi num sábado por volta das 4 hs da manhã - graças a umas doses de uísques conseguimos ficar acordadas e obter uma super pechinca, porém voltaremos por outras cidades. Eu por Frankfurt no dia 28 de janeiro e ela por Madri dia 08/01.
    Valeu a pena ir dormir naquele sábado às 6:30 min. Só a ressaca de domingo foi brava, mas o custo X benefício compensou ! rsrsrs
    Abraços
    Maria Esther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Maria Esther, ri muito da sua mensagem, pois eu também já fiquei muitas madrugadas acordado pesquisando essas pechinchas... kkkkkkkkkkk, sei bem como é, a gente vai olhando uma coisa, olhando outra, entre uma dose e outra o dia amanhece... e, no meu caso, haja cerveja alemã... hahahah.. mas no final vale muito a pena, encontramos preços que depois nem nós mesmos acreditamos. Por curiosidade, quanto voce conseguiu a passagem?

      Excluir
    2. Oi Mário

      Passagem executiva em meados de dezembro pela TAM seis mil reais pagando em 5 vezes. Gostaria de pedir sua opinião acerca do meu roteiro. Quero ir às seguintes cidades após sair de Paris: Berlim, Praga, Cesky Krumlov, na Austria - Hallstatt, Innsbruck e Viena, na Alemanha (Garmisch P., Fussen, Rothenburg ) e ainda mais uma antes de chegar a Frankfurt na véspera do meu embarque.
      Você acha que devo seguir esta ordem descrita acima após sair de PAris ? Tens alguma sugestão de cidades pelo Sul da Alemanha ?
      Muito Obrigada

      Abraços

      Maria Esther

      Excluir
    3. Eu fiz um roteiro muito parecido com o seu na minha primeira viagem à Europa. De Paris peguei um avião para Berlim e fiz o trajeto Berlim - Dresden - Praga - Cesky - Viena de ônibus. De Viena peguei um avião para Munique, rodei o sul da Alemanha (Munique-Garmirsch-Fussen-Rothenburg) e voltei por Frankfurt.
      Não acho que fica legal você ir de Cesky para Innsbruck e depois voltar para Viena. De Cesky eu iria para Viena mesmo e depois seguiria rumo a Alemanha com as paradas em Hallstatt, Salzburg, Garmirsch, Fussen e Innsbruck. Essas cidades do Sul que você citou são ótimas e foram as mesmas que escolhi para pernoitar, mas porque deixou Munique de fora?

      Excluir
  5. Amigo, adorei suas informações e devo viajar em breve. Gostaria das dicas de passeios na Alemanha, bem como a planilha dos gastos
    ...muito legal. Cantuaria-gama@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quando é sua viagem? Enviei pra seu email as planilhas de custos com roteiro detalhados com varios passeios. Qualquer duvida estamos a disposicao.

      Excluir
  6. Mario adorei as suas dicas. Você pode me encaminhar seus roteiros e planilhas por email? Estou organizando minha viagem e gostaria de utilizá-los como modelo pela Alemanha.
    Andréa
    andreacmsk@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, já enviei enviei os roteiros da minha viagem de fim de ano que englobou innsbruck, munique, fussen,nuremberg, bamberg, rota dos castelos, heidelberg e frankfurt.
      Qualquer dúvida entre em contato que terei o maior prazer em ajudar.

      Excluir
  7. Oi Mario amei suas dicas de viajem, pretendo fazer uma viajem com a família (4 pessoas) para Europa Alemanha e Paris gostaria de receber alguma dica de roteiro , principalmente as viagem de trem . Lembrando saio de Recife e ainda não tenho data certa pois minha duvida é qual a melhor época par aproveitar mas a viajem? e a viajem seria para 2015. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá adeliaki,

      Uma sugestão de roteiro simples para você é :

      1) Comprar passagens Recife-Frankfurt , Paris-Recife pela Condor. O motivo é que o vôo de ida pela Condor é direto e a volta terá somente uma conexão rápida em Frankfurt. A Condor tem um pós venda muito ruim, mas de resto é uma empresa confiável, se quiser maiores detalhes fiz uma avaliação neste post http://avidadoviajante.blogspot.com.br/2013/01/europa-2013-dia-1-problemas-na-condor-e.html. A melhor época para viajar para a Europa é a Primavera (Maio) ou Outono (Setembro), pois os dias são longos e não faz nem muito frio nem muito calor.

      2) Compradas as passagens resta escolher as cidades do seu roteiro, o que depende muito do seu gosto pessoal e da quantidade de dias que tem disponível. Sugiro um roteiro circular pelas cidades do sul da Alemanha e que volte para Frankfurt. De lá pegue o trem bala (ICE) para Paris, dura pouco mais de 3 horas e pode ser comprado a um bom preço (cerca de 70 euros) se comprado com uns 3 meses de antecedencia pelo site da deutsch bahn (www.bahn.de).

      3) Elabore um roteiro detalhado das várias cidades que escolheu visitar, pesquisando os horários de abertura e preços nos sites oficiais das atrações que pretende visitar. Aqui mesmo você pode encontrar várias dicas dessas cidades alemãs.

      4) Planeje-se com antecedência para certificar que os documentos estejam em dia (passaporte, permissão internacional de dirigir, seguro viagem, etc) estejam em dia

      Por fim, é só aproveitar =)

      Excluir
  8. Oi mario, estou encantadissima como seus roteiros de viagem, e o nivel de planejamento e organizacao que vc tem com eles! Parabens mesmo! Como eu vejo que vc da muitas dicas para outras pessoas, queria sb se poderia me ajudar tbm! Vou fz um estagio no Hospital de heidelber durante o periodo de 07/01-06/02, chegando dia 29/12/14 em frankfurt, e voltando dia 15/02 da msm. Enfim, vou ter um periodo de 8 dias antes do curso, 4 fds durante e mais 8 dias pos o curso, voltando no dia seguinte para o Brasil. Como eh minha primeira vaigem para europa, estou completamente perdida sobre quais paises eu devo priorizar nessa apoca do ano, e quantos dias eh o ideal para eu permanecer em cada lugar. Ficaria eternamente encantada se vc pudesse me dar algumas sugestoes, alem de seus roteiros e programacoes de viagem! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Camila, seja bem vinda a esse espaço e fique tranquila em relação a sua primeira viagem para a Europa. A organização na Alemanha, mesmo com a dificuldade de uma lingua estrangeira, facilita muito a vida do viajante, principalmente para nós que estamos acostumados com as dificuldades no Brasil. Heidelberg é uma cidade belíssima e com muitas atrações, com certeza você irá gostar bastante. Nestes 16 dias antes e após o curso você pode aproveitar para dar um giro pelo Vale do Reno, que está bem ali pertinho de Frankfurt e mais os outros oito dias para visitar a Bavária (Sul da Alemanha), é um tempo razoável para aproveitar as duas regiões. Quais seriam seus interesses maiores? Castelos, paisagens bucólicas , monumentos, vida norturna, a Alemanha tem muito a oferecer?

      Excluir
    2. Mt obrigada por responder e desculpa a minha demora (nao estava encontrando o local que tinha comentado rsrs), mas enfim reservei 4 noites em frankfurt e 4 em berlim, e gostarua de conhecer a parte historica como castelos, paisagens bucolivos e tbm a vida noturna. Estaremos em 2 casais, e estamos bem perdidos sobre alugar carro, pegar onibus ou trem, e tbm em qual regiao proxima frakfurt da p conhecer... Mt obrigada mais um vez!

      Excluir
    3. Camila, pertinho de Frankfurt tem três regiões muito interessantes com grande concentração de castelos, paisagens deslumbrantes e, dependendo da cidade, até um pouco de vida noturna.

      A mais próxima é Heildeberg. Uma cidade universitária facilmente acessível a partir de Frankfurt de trem, chegando na estação dá para ir caminhando ou pegando um ônibus ao lado da estação até o centro.
      Lá você encontrará de tudo, o famoso Castelo de Heidelberg, hoje em ruínas mas que já foi o maior da Alemanha, diversos monumentos, praças, igrejas e pontes antiquissimas. Sem falar da animada vida noturna, já que heidelberg é uma cidade universitária e tem diversas tabernas , bares e pubs com muitos jovens. Já postei algo sobre ela aqui : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/search/label/Alemanha%20%3A%20Heidelberg

      Vizinho a Heidelberg começa uma parte da Rota dos Castelos muito bonita seguindo o Vale do Rio Neckar, são cidades bem pequena, mas muito bonitas. Tem pelo menos um quatro castelos na região para visitar, pena que nesta época de inverno a maioria esteja fechado para visitação interna. Mas ainda assim, você pode vê-los e passear pelo pátio externo. Esta é uma região mais fácil de se locomover se alugar um carro. Veja mais sobre minha visita ao local no inverno aqui : http://avidadoviajante.blogspot.com.br/2012/12/europa-2013-dia-6-burgenstrae-rota-dos.html

      Por fim, um pouco mais distante fica o Vale do Reno e do Mosela. Semelhante ao Vale do Neckar , mas com uma quantidade bem maior de castelos e paisagens bem mais dramáticas. Cochem e Koblenz são boas bases para explorar a região, com boa estrutura turística e um pouco de vida noturna. Talvez seja a melhor região do mundo para se fazer um passeio de barco, especialmente no trecho entre Bingen e St Goar, é castelo atrás de castelo, de tirar o fôlego. A região é acessível também de trem ou carro.

      Boa sorte na sua trip e qualquer dúvida é só falar.




      Excluir

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...