[VALE DO RENO] Parte V - A lenda de Lorelei e o Burghotel auf Schönburg : Como é dormir em um castelo Medieval

A lenda da sereia do Reno

Que o Vale Médio do Reno é uma região cheia de mistérios e lendas memoráveis ninguém duvida. Uma das principais delas é a de Lorelei : dizem que ali existia uma linda sereia que com seu belo canto atraia os marinheiros que por ali passavam. Os pobres homens ficavam tão encantados com sua presença que perdiam controle de suas embarcações, ocasionando terríveis e fatais naufrágios.

Como toda lenda tem um fundo de verdade , o Lorelei , que é na verdade um gigantesco rochedo de 132m de altura em uma curva difícil de manobrar no rio por conta da intensa correnteza, realmente provocou vários acidentes (alguns fatias) ao longo da história.



Hoje em dia neste local pode ser visitado um centro de visitantes, situado no alto do rochedo e de onde parte uma trilha curta , mas bem interessante até um mirante de onde se tem belas vistas  da paisagem. Outra forma de aproveitar o local é seguir pela base do rochedo, onde existe uma trilha para se visitar a estátua da famosa sereia em uma construção que avança dentro do rio em uma espécie de espigão.

Iniciamos nossa visita pela parte alta, após deixar o carro no estacionamento, tentamos assistir uma exposição multimidia, porém em Alemão, o que não nos ajudou muito. Preferimos então explorar a trilha até o mirante, onde aproveitamos para registrar o momento em fotos muito bacanas.





Curtimos tanto as vistas que , infelizmente, perdemos a hora e não tivemos tempo sobrando para visitar a estátua da sereia. Tínhamos, no entanto, um bom motivo para nos apressar, pois essa seria nossa noite de realeza.




Burg Auf Schonburg


Eis que o fim do dia chegou e era hora de realizar um antigo grande sonho : dormir em um verdadeiro castelo medieval. Considerando a quantidade de opções existentes, o Vale do Rio Reno  está muito possivelmente entre as melhores regiões do mundo para isso. Como já mencionei nos posts anteriores, tanto o Burg Rheinfels quanto o Burg Liebenstein (assim como o Rheinstein)  oferecem opções de hospedagem , mas nada nos cativou mais do que o Bur Auf Schonburg.

Situado em Oberwesel, um pequeno vilarejo às margens do Reno, esse castelo simboliza tudo o que procurávamos na região. Mencionado pela primeira vez entre os anos de 911 e 1166, foi construído pela família homônima, que tinha o privilégio de cobrar impostos na região. Ao longo das gerações chegou a ser habitado simultaneamente por 250 pessoas de 24 distintas famílias. Como a maioria das fortalezas da região, foi aniquilado em Guerra pela França e reconstruído somente em 1914, sendo posteriormente  arrendado para família Hutti que desde então estabeleceu um hotel e restaurante de alto padrão.

Castelo de Schonburg

A chegada até o hotel é por uma estrada bastante íngreme e o estacionamento fica um pouco distante da entrada principal realizado por um caminho de pedra que não é dos mais fáceis de se percorrer, no melhor estilo Fortaleza Medieval.

Mas a boa notícia é que é disponibilizado um carrinho estilo golfe para o transporte das bagagens, ufa!. Após o check-in, feito em um salão de decoração bastante agradável, recebemos um certificado de estadia no castelo bem interessante (serve de souvenir na nossa sala até hoje) e nos dirigimos até nosso quarto, o de número 15.



Chegando no castelo

Caminho de pedra

A primeira impressão que tivemos foi que mesmo em um ambiente rústico, o conforto estava presente nos mínimos detalhes, desde o acesso por elevador, até os mimos no quarto : guloseimas, licor de boas vindas e pantufas para os hóspedes. A cama em estilo francês era um show a parte, berço para nosso pequeno viajante e uma belíssima ducha e torneira dourada em formato de leão dava um toque refinado ao lavatório. Mesmo em um quarto simples, nos sentimos bastante confortáveis.


Trufas de Mozart

Precisa nem falar quem adorou a cama, né?

Detalhes do chuveiro

Prost

Depois de um revigorante banho partimos para explorar o ambiente, como é de se imaginar há surpresas em todos os lugares : vários pátios, torres, salas e quartos que parecem saídos de um conto de fadas. Existem mapas espalhados pelo hotel para se orientar na localização.

Pátio com motivos medievais



Salões internos


Lanchinho na biblioteca

Espaço comum no castelo

Tentamos entrar no jardim, por si só uma atração a parte, mas estava fechado devido as chuvas. Então ficamos curtindo os diversos ângulo das paisagens (cada uma bela que a outra) da região e das particularidades de cada ambiente decorado sempre com muito bom gosto.











Entrada do jardim

Mas uma das principais motivações para reservarmos esse hotel foi a ceia inclusa na diária. Quando chegamos no restaurante , já fomos direcionados para uma mesa pré-reservada, no chamado salão dos tapetes, onde uma atendente vestida em trajes de época nos ofereceu um menu com várias opções para escolher entre a entrada, prato principal e sobremesa.

A carta de vinhos era limitada, mas atendeu as expectativas. O ambiente era bem pitoresco, e ajudava a entrar no clima de noite medieval : um jantar perfeito à luz de velas. Tudo isso é claro alinhado com conforto bem moderno, decoração luxuosa e surpresa nos detalhes, como as toalhas de tecido para lavar as mãos (estilo use-e-descarte imediatamente) , além da qualidade dos produtos no lavatório, lembro bem dos gigantescos recipientes de Água de Colônia (originais)  a disposição dos clientes. No final, o atendimento impecável , comida saborosa e vinho perfeito se mostrou uma fantástica experiência que nunca esqueceremos.

Entradas

Sobremesas

Detalhes do Lavabo

Depois da ceia, é claro que não iria perder a oportunidade de explorar o ambiente do castelo e realmente ficamos impressionados com a beleza do lugar. A iluminação realçava a imponências das velhas muralhas do castelo, combinados com a linda lua que fazia a noite e o silêncio da noite tornava o ambiente mágico. Tiramos diversas fotos para guardar um pouco da recordação daquela noite memorável.

Saindo para explorar
Torre do Castelo

By night


Nosso dia de realeza


By night


Felicidade
No dia seguinte, escolhemos tomar o café da manhã no ambiente interno por conta do frio. Mais uma vez a qualidade (e quantidade) das opções atendeu nossas expectativas : ovos porchê, uma seleção de frios artesanais de dar água na boca e muito mais. A maior surpresa, no entanto, foi a opção de tomar champagne naquela hora do dia, coisa finíssima, nos sentimos verdadeiramente Rei, Rainha e Príncipe. Ah que vontade de não sair mais daquele lugar... =D

Mas ainda tínhamos muito mais a explorar nessa linda região e partimos rumo ao próximo castelo , o Burg Eltz, acompanhe no nosso próximo Post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...