[PLANEJAMENTO DE VIAGEM] Estudo de Caso - 21 Dias na Europa - Londres, Paris, Berlin, Praga, Viena e Sul da Alemanha




Planejar uma viagem longa costuma ser um jogo de xadrez. Mas algumas dicas podem evitar boas dores de cabeça , gastar menos e se divertir mais.

Como exemplo , vou dar umas dicas da minha primeira trip pela Europa em  2012 , foram 21 dias por 5 países e cerca de 15 cidades. Uma viagem inesquecível que guardarei para sempre na memória.

O roteiro foi assim :

23 de Abril : Saída do Brasil para Londres
24 a 29 de Abril : Londres
29 a 03 de Maio : Paris
03 a 05 de Maio : Berlin
05 a 07 de Maio : Praga
07 a 09 de Maio : Viena
09 a 12 de Maio : Munique
12 a 13 de Maio : Garmirsh
13 a 14 de Maio : Fussen
14 a 15 de Maio : Rothenburg
15 de Maio : Volta ao Brasil por Frankfurt

Fomos somente eu e minha companheira de viagens, em estilo econômico, mochilão nas costas e usando transporte público e hospedagens de bom custo benefício (não necessariamente hostels). Via de regra, sempre fazemos uma boa refeição por dia e, no restante, optamos por um lanche em um local menos turístico, seja supermercado, pubs ou mesmo quiosques de rua, já que curto muito imergir na cultura local.

Viajamos em Abril e Maio, que se mostrou uma ótima escolha : primeiro por ser baixa estação, com preços mais baixos, menos filas e dias longos. A partir da primavera o humor das pessoas muda, ficam mais expansivas, alegres, percebemos isso principalmente na Alemanha, quando já tive a oportunidade de visitar tanto no inverno e outono quanto na primavera

O planejamento da viagem foi feita com os quatro passos que já citei e copio o link abaixo :

PASSO 1 : 

COMPRA DAS PASSAGENS AÉREAS ou 

CIDADES DE INÍCIO E FIM DO ROTEIRO


Como já mencionei em posts anteriores,sempre acho mais fácil planejar a viagem a partir da compra das passagens aéreas em promoções, já me referi ao meu método especificamente nestes posts :


A passagem promocional da TAM saiu por volta de R$1550,00 por pessoa em Fevereiro de 2012 com entrada em Londres e saída por Frankfurt. Muitas pessoas não sabem que comprar ida-e-volta com cidades origem e destino diferentes (multi-trechos) é bastante comum quando se compra bilhetes aéreos internacionais. 

Em muitos casos, até o stop-over, uma parada de alguns dias em uma cidade no caminho onde normalmente se faz conexão, também é permitida,  até mesmo sem custos. As passagens da TAP, por exemplo, permitem stop-over de 1 a 3 dias em cidades como Lisboa e Porto (expandido atualmente para até 5dias). Infelizmente a TAM não tem "hub" na Europa e portanto não permitiu stop-over. 

Uma curiosidade é que considerei também em fazer o trajeto inverso, entrando por Frankfurt e saindo da Europa pelo Reino Unido. Mas, por algum motivo que até hoje ignoro, as passagens ficavam bem mais caras nestas circunstâncias, apenas pela diferença da taxa de embarque do aeroporto de Londres que era bem mais cara para vôos que deixam Londres.


PASSO 2 : 

DEFINIÇÃO DE CIDADES DE PERNOITE

RESERVAS DE HOTEIS E MEIOS DE DESLOCAMENTO

Inicialmente os planos eram visitar Londres, Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Paris e Frankfurt. Tudo de trem, utilizando o trem rápido (Eurotrain até Paris e depois os trens alemães). 

Esse era o plano inicial, mas muitas vezes eu mudo o planejamento dependendo das circunstâncias do momento. No caso, descobri que as datas da viagem iriam coincidir justamente com a Festa da Rainha dos Países Baixos, cuja capital é Amsterdã. Quando comprei as passagens ignorava completamente essa festa, que apesar de desconhecida por nós brasileiros, atrai uma imensa quantidade de turistas para a Holanda, como se fosse um carnaval do Rio de Janeiro. A consequência disso é que a procura (e preços) por hotéis na cidade aumentou absurdamente.

Como não tive tanto tempo para planejar a viagem (comprei as passagens em Janeiro e iria viajar em Abril), acabei deixando a visita aos Países Baixos de fora, assim como a Bélgica. Com o tempo que sobrou,   decidimos antecipar a ida a Paris e comprar uma passagem de avião para Berlin, de onde contratamos uma excursão pela Europa Central (Berlin, Praga e Viena) para otimizar nosso tempo . 

Após o fim da excursão, decidimos ir até Munique de avião e, por fim, optamos por alugar um carro para conhecer um pouco da Rota dos Alpes  e Rota Romântica  da Alemanha antes de voltar pra casa pelo aeroporto de Frankfurt.

Parece muito para se fazer em 21 dias ? Essa pergunta de acordo com seu estilo de viagem, mas costumo acelerar um pouco mais que o ritmo considerado ideal por  grande dos viajantes, porém isso nunca foi empecilho para mim, pois costumo planejar metodicamente todos os passos da viagem em roteiros bem detalhados e aproveitar o tempo ao máximo.

Apesar do estilo econômico, gosto de frisar que , nunca deixamos de aproveitar nenhuma atração que tivemos vontade de visitar. Penso sempre que é um equívoco poupar dinheiro nas atrações do lugar, por isso procuramos economizar em outras despesas que julgamos menos importante, tais quais hospedagem e transporte, desde que atendam alguns requisitos mínimos de qualidade =).

Em relação às hospedagens, experimentamos as mais diversas possíveis, desde hotéis de grandes redes até albergues, mas sempre econômicas e bem localizadas próximas a transporte público, além de possuírem banheiros privativos, uma das nossas poucas restrições. 

Quanto aos deslocamentos, sempre costumo fazer roteiros locais baseados em muitas caminhadas e transporte público, nenhum táxi foi utilizado (ainda não existia uber na época). As única exceções foram uma excursão de ônibus no trecho da europa central e aluguel de um carro para fazer o Sul da Alemanha.

PASSO 3 : 

ROTEIROS DE VIAGEM DETALHADOS

O modelo de roteiros detalhados (data/cidade/atração/endereços/obs/custos) que elaborei para essa viagem em 2012 funcionaram também que utilizo até hoje, apenas com alguns aperfeiçoamentos. Foi essencial para que conseguisse visitar tudo que me propus no tempo proposto, especialmente pela pesquisa detalhada de horários abertos de museus e demais atrações. Quem tiver interesse, pode me solicitar, que envio por email.

PASSO 4 : 

PLANEJAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE VIAGEM

Como já expliquei anteriormente nos outros posts de roteiros de viagem, nunca deixe de providenciar com antecedência itens de necessidade de sua viagem, como documentação (passaporte, carteira de habilitação internacional), bagagens e material de apoio (guias, roteiros, etc), elas podem ser o diferencial para se safar em uma situação de necessidade.

Passamos por um "perrengue" desses logo no primeiro metrô que pegamos em Londres, pois acabamos nos separando. Mas o fato de termos debatido bem o roteiro e estarmos com eles em mãos nos deu mais segurança para resolver a situação, que poderia ter acabado mal. Vou contar mais detalhes desse "perrengue" e muito mais estórias no post seguinte.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...