[Argentina 2012] Dia 5 : Como caminhar por Buenos Aires - Recoleta e Palermo

Escolhendo o bairro certo para se hospedar em Buenos Aires

Sábado amanheceu com um belíssimo sol na capital portenha. Um dia perfeito para mudar de vez minha concepção sobre a cidade. Do mesmo modo que Montevideo a alguns dias atrás, havia achado Buenos Aires uma cidade um tanto quanto descuidada na minha rápida visita no ano passado.

Mas tinha consciência de que talvez o problema foi o lugar que escolhi para me hospedar. O centro de BsA é decadente a noite. Dessa vez fiz questão de ficar na Recoleta, o bairro que mais havia gostado da cidade. E não é que estava certo? Esse é um dos casos que pagar mais caro na hospedagem vale a pena. A Recoleta, além das ruas limpas, arborizadas e agradáveis,   tem a vantagem de ser um bairro central, a poucos quarteirões do centro e a meio caminho de Palermo. E foi exatamente ali que passamos o dia mais agradável em Buenos Aires, numa caminhada de uns 12 km até Palermo.

Começamos pela Praça V Lopez y Planes, que sinceramente não deve nada às charmosas praças de Paris. Logo em seguida achamos uma casa de câmbio aberta aos fins de semana no Recoleta Mall,. Tá , é a tal da Metropolis que tem uma das piores cotações da cidade, mas é melhor do que correr o risco de ser enganado com nota falsa novamente.


Exibir mapa ampliado


Cemetério da Recoleta

Túmulo de Eva Peron
Do shopping, já se avista o cemitério do bairro, visita imperdível a qualquer turista em BsA. Além das personalidades da família Alvear , Duarte (Eva Peron), existem centenas de outros monumentos interessantes, que são verdadeiras obras de arte a céu aberto.

Ao lado está a secular igreja Nossa Senhora do Pilar e uma feirinha de artesanato, que funciona a partir das 10h nos fins de semana. De lá sugiro comer uma empanada no San Juanino (muitos dizem ser a melhor empanada de Buenos Aires) , dar uma espiada no Hotel Alvear e conferir uma exposição no centro cultural Palais de Glais.

Caminhada cultural da Recoleta ao Palermo

Se a empanada não foi suficiente para matar a fome, o Hard Rock Cafe está bem ali no Shopping Design. Para gastar as calorias, siga meu roteiro de caminhada cultural de 5,2km . Você irá passar em frente de vários museus, praças agradabilíssimas, monumentos e edifícios históricos até chegar ao incrivel Parque Tres Febrero, onde os portenhos se reúnem no fim de semana ao redor dos lagos artificias, praticando atividades ou simplesmente curtindo o sol. Não há programa melhor para uma tarde ensolarada de Sábado na cidade.


Exibir mapa ampliado

Floralis Generica
Se só tiver tempo para um museu, entre no Museo de Bellas Artes, é gratuito e tem uma coleção digna de um museu parisiense. Não perca por nada desse mundo.

Prédio da Faculdade de Direito
Praça Recoleta
Av Del Libertador
Recoleta





O Parque Tres de Fevereiro foi o meu melhor programa nessa passagem em Buenos Aires. Basta aparecer o sol e todos os portenhos correm para cá para fazer atividades esportivas, passear ou simplesmente curtir o calorzinho bem ao estilo do Jardim Luxembourg em Paris.

Lagos dos bosques de Palermo

Rosedal
Nas imediações do parque ainda se encontram o museu de artes plasticas, o jardim zoológico e o parque botânico. O zoológico de BsA foi um dos melhores que já conheci, vale muito a pena a visita.

O bairro de Palermo Viejo também está a uma distância razoável e pode ser uma ótima pedida para a janta da noite. 
Teatro Collon



Trocando dinheiro no centro

No meu caso, preferi caminhar até o metrô na Av Santa Fé e dar um pulinho no microcentro na esperança de encontrar uma casa de câmbio aberta na Calle Florida. Infelizmente, mesmo no centro da cidade, você só encontrará casas de câmbio da mesma rede (Metropolis). Para não perder a viagem, comemos uma pizza mussarela na pizzaria Roma na calle Lavalle, que já conhecíamos. Bastante recheada e bem gostosa, continuo recomendado para uma janta rápida no microcentro. No caminho de volta para o hotel uma paradinha no Teatro Collon, que cheguei a visitar na Segunda-Feira. 



  • Dicas :
  • Hotel Marseille des Anges - Hotel com localização fantástica na Recoleta - Diárias apto suplo em AGO/12 U$ 78,00 - Calle Arenales 1392.
  • San Juanino - As melhores empanadas de BsA. Av Callao 1515.
  • Pizzaria Roma - Calle Lavalle.



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...