[Argentina 2012] Dia 6 : Buenos Aires : San Telmo, Puerto Madero e Cervezas

A Feira de San Telmo

Domingo em Buenos Aires é dia da feira de San Telmo e ponto final. E não importa se você não quer levar uma velha polaroid ou uma garrafinha de coca cola dos anos 80 para casa o, você irá adorar a feira do mesmo jeito.

O clima informal da feira de san telmo
Mesmo já conhecendo a feira, fiz questão de retornar. Mas San Telmo é muito mais que a feira e dessa vez procurei conhecer um pouco mais das atrações do bairro seguindo um roteirinho de pouco mais de 2km. Como a vida do viajante não é fácil, acabei pegando um ônibus na Santa Fé que nos deixou no sentido inverso ao que pretendia, em uma parte mais erma do bairro já no caminho de La Boca. Mas para nossa sorte, acabamos topando com o Museo Histórico Argentino que não havia incluido originalmente no roteiro justamente por ser um pouco distante das demais atrações. Foi uma agradável surpresa, o museu é bem interessante para quem gosta de história, incluindo vários pertences do Libertador San Martin, inclusive seu sabre pessoal.


Exibir mapa ampliado

Casa Mínima
Subindo a Av Dorrego, o movimento na rua denunciava que estávamos nos aproximando cada vez mais da feirinha. Comecei então o roteiro a partir da plaza dorrego, passando pela casa mínima e a estátua da mafalda. O El zajon, um velho armazem que seria utilizado para aulas de tango nos dias de hoje, infelizmente não consegui achar.

Como já era hora do almoço comecei os trabalhos do dia com um choripan de meio de rua delicioso, para logo depois encarar o bife de chorizo do El Desnivel, tradicional parrilla portenha. Os preços realmente são bons, e além disso eles aceitavam dólares com uma taxa bem melhor que as casas de câmbio que abriam no fim de semana. Agora o atendimento é uma lástima, como a maioria dos outros restaurantes da cidade.

Após dar mais uma conferida nas barraquinhas da feira, rumamos ao El Federal, um autêntico pub irlandês no coração de San Telmo. Pedi um "pint" Pale Ale que me fez viajar para Londres. 

El Federal

San Telmo


Ainda deu tempo de conferir as apresentações gratuitas de tango pela tarde na praça Dorrego. O casal de senhores de idade dançando na foto foi emocionante. Então demos um pulinho na igreja de Nossa Senhora de Belém, conhecida popurlamente como Igreja de San Telmo, que me surpreendeu positivamente. Altamente recomendada para uma visita nem que seja só pela arquitetura do templo.


Puerto Madero

Da igreja caminhe alguns minutos em direção ao Rio da Prata e logo chegará a Puerto Madero, "point" de restaurantes e prédios comerciais de arquitetura moderna, que só conhecia "de passagem". A caminhada pelos armazéns restaurados e diques é muito agradável e surpreendente. Aproveitando o pouco de sol , foi bacana tirar fotos dos pontos mais interessantes, entre eles a Puente del Mujer e visitar a fragata Sarmiento, mais um museu com ingresso barato e que vale a pena em Buenos Aires. Nesta bela caminhada de 3 km até a casa Rosada, ainda há a corveta Uruguay que também pode ser visitada, mas não cheguei a entrar porque considerei a Sarmiento mais opulenta e interessante.


Exibir mapa ampliado


Fragata Sarmiento

Casa Rosada
Puerto Madero





Buller Pub

Nossa noite ainda rendeu no ótimo Buller Pub quase em frente ao cemeterio da Recoleta. Eles fabricam o próprio chopp artesanal no local de vários estilos : pilsen, oktoberfest, ale e stout. A suavidade e o aroma da oktoberfest é realmente de impressionar. Some-se a isso um bom atendimento e um ojo del bife ao molho de champignon que voltamos ao hotel felizes da vida. Chegando lá, fui pesquisar onde poderia trocar dólares no paralelo de maneira confiável e encontrei uma dica superbacana nos fóruns do orkut. Graças a ele foi possivel até fazer umas comprinhas no dia seguinte, já que o câmbio então estava bem desfavorável.

Petiscos portenhos
    Cerveza Artesanal







  • Dicas :
  • Bar El Federal - Pub irlandês no coração de San Telmo. 
  • Buller Pub - Cervejas artesanais em um ambiente sensacional. Roberto M Ortiz 1827.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...