[Uruguay 2012] Dia 3 : Montevideo : Ramblas, Parques e Fun Fun

Visita ao Mirante

Mirante
 O dia seguinte começou com uma visita ao mirante situado na cobertura do prédio que funciona a Intendência de Montevidéo. Para subir, pegue uma senha no centro de informações turísticas localizado na praça em frente ao prédio. A entrada é gratuita e a vista lá em cima é bem legal.

Desvendando as ramblas

Chegou a hora de caminhar pelas Ramblas, que nada mais são do que calçadões à beira do rio da prata. Em geral, a estrutura é bem conservada, mas aqui e ali se encontra sinais de degradação, pixações e alguma sujeira nas pedras na margem do rio. Caminhar pelas ramblas da cidade vieja até punta carretas é um programa até legal de se fazer durante o dia, a noite definitivamente não é um lugar que você gostaria de ir.

Rambla

Logo deixamos a rambla pra trás e subimos a colina pelo parque rodó em direção ao shopping Punta Carretas. Lá tem também dezenas de lanchonetes, restaurantes e cafeterias, mas também um supermercado legal, com cervejas importadas, vinhos e lanches bem em conta, ideais para se fazer um piquenique à moda européia. Essas cervejas importadas por sinal são uma grande barbada no Uruguay, encontrei alemãs e belgas inclusive chimay bem mais barato que no Brasil. Já as locais Norteña, Pilsen e Patrícia a única que me impressionou foi a Pilsen Ambar, as demais lembram bastante as brasileiras.

Playa Ramirez
Descemos a rua do shopping novamente em direção à rambla de Punta Carretas e nota-se visivelmente a diferença de poder aquisitivo das casas, prédios e habitantes desta parte da cidade em relação à zona Central. A Rambla de Punta Carretas é rodeada de prédios modernos e avenidas bem cuidadas e arborizadas, na minha opinião foi o lugar mais agradável da cidade e onde eu procuraria me hospedar da próxima vez que visitar à Montevideo.

Vista da ciudad vieja em Punta Carretas

Continuamos pela Rambla desta vez no sentido inverso, de Punta Carretas na direção da cidade velha. Ao chegar na playa ramirez subimos pela avenida ao lado do parque de diversões até o Museo de Artes Visuais. Entrada Gratuita e exposições interessantes.

O Parque Rodó

Castelo no Parque Rodo
Saindo de lá, passamos pelo Parque Rodó, com lagos artificiais habitados por simpáticos cisnes e um surpreendente castelo, mas bastante desgastado pelo tempo. É uma pena ver que o abandono do poder público não ocorre somente no Brasil. O parque parece ter bem mais áreas agradáveis para visitar, porém o tempo era curto e não deu pra explorar mais a área.

Parque Rodo
Candombe

Bar fun fun

De volta ao hotel, fomos ao bar Fun Fun, uma verdadeira instituição uruguaya.  Pequeno, bem decorado e lotado de turistas. Havia uma apresentação de cantores de tango, uma senhora de idade cantava temas belíssimos acompanhado de uma afnada banda.

Pedimos umas uvitas (bebida típica do lugar) e uma pizza muito boa para acompanhar. Mais tarde, começou a apresentação de camdombe, estilo musical  "oficial" de montevidéo. O cantor, desfilava um repertórias de músicas animadas de todos os ritmos do mundo, do candombe ao blues norte americano, passando pela bossa nova brasileira. Não é dos mais baratos bares da cidade nem tem muita variedade no cardápio, mas achei que valeu a pena.
Na volta, pegamos um taxi ao hotel e pagamos inacreditaveis 60 pesos (cerca de 6 reais) e fomos nos  preparar para Buenos Aires e Colonia do Sacramento no outro dia.

Avaliação Final

No geral, Montevidéu é uma cidade que vale a pena conhecer, é pequena, calma, organizada, mas repleta de contrastes. Um alerta para quem gosta de turismo a pé como normalmente gosto de fazer : nem toda caminhada pela cidade vale a pena. Gostei muito de andar no centrinho histórico e nas imediações de punta carretas, mas nas demais regiões é um pouco deserto ou não há muito o que se ver. Nesses casos, um coletivo ou táxi, bem mais barato que no Brasil, talvez seja a melhor opção.

• Dicas
  • Mirante - Entrada Gratuita. Situa-se no topo do prédio da Intendência de Montevidéo.
  • Parque Rodo e Museo de artes visuales - O mais agradável parque da cidade, possui um belo museu de entrada gratuita.
  • Bar Fun Fun - Prove da tradicional uvita e nas quintas aproveite o camdombe. Calle Ciudadela 1229.