[ALEMANHA] Blautopf - Um passeio pela nascente azul da Sereia Lau



Blautopf


Localizada no Estado de  Baden-Württemberg, próximo a Ulm, a cidade de Blauberen guarda um dos segredos geológicos mais fascinantes da Alemanha : uma incrível fonte de cor azul intenso escondida em um vale na floresta Suábia.

A Panela Azul
 Fica bem próximo também aos Alpes Suábicos com suas impressionantes paisagens naturais  e monumentos históricos como  Castelos de Lichtenstein e Hohezollern, que já conhecemos no post : Schloss Lichtenstein e Burg Hohenzollern - Dois castelos de contos de fada na Suábia.

Blauberen e seu casario histórico
Sua existência deve-se a região de solo predominantemente calcário. A fonte serve na realidade como um grande dreno para uma extensa rede de cavernas subterrâneas, alimentadas pelas abudantes chuvas comuns na região. Essas águas afloram justamente na área da fonte Blautopft, que quer dizer "Panela Azul". A região tem um formato afunilado que atinge 21m de profundidade próximo ao centro. A cor azulada deve-se a um sensacional efeito reflexivo da luz ao encontrar as minusculas partículas de calcário na água. resultando em excepcional fenômeno natural.



O que fazer ?


No local da fonte há um pequeno parque, que conta com um belíssimo moinho. Além disso, dá pra fazer uma refeição no restaurante com vista panorâmica do espelho d´água e do antigo mosteiro de Blauberen.

Lojinhas turísticas
Como se poderia esperar , a existência da fonte deu motivos para várias lendas ao longo do tempo. Acreditava-se, por exemplo, que a cor da água devia-se a um morador que secretamente derramava um liquido azul todas as noites em sua superfície. Mas a mais conhecida delas data do século 19, de autoria do escritor Eduard Mörike e publicada no livro “Das Stuttgarter Hutzelmännle”. Na estória, um sapateiro viaja de Stuttgart até Blaubeuren e ao chegar em Blautopf, encontra uma sereia, conhecida como Linda Lau, que não podia sorrir porque não conseguia ter filhos e, por este motivo, fora banida da sua terra natal. Chegando em Blautopf, os moradores locais ouviram sua história, mas lhe ensinaram a sorrir novamente. Assim, a libertaram da maldição que a dominava, segundo a qual não poderia voltar para seu lar antes de sorrir 5 vezes.

Transparência da Blautopft


A cor da água deve-se ao calcário


Parque Natural


O moinho

Não é muito difícil estacionar o carro pelas ruas e dar um passeio pelo local em poucas horas. A estrada que vem por cima da montanha entrega uma bela vista de toda a região.

A fonte ficado lado de uma montanha e possui uma boa infra estrutura turística

Por falar em carros, Em qualquer lugar da Alemanha dá pra encontrar preciosidades automotivas como esta lotus abaixo : 


Lotus
Andando um pouco mais pela cidade, é fácil encontrar algumas lojinhas e várias construções em estilo enxaimel no pequeno centro histórico.


Casas típicas da Suábia em Blauberen

Infra-estrutura Gastronômica


Impressões Finais


Como já falamos anteriormente, a Suábia guarda grandes tesouros ainda desconhecidos pelo turismo de massa, especialmente brasileiro. A Blautopft é uma fantástica demonstração do poder da natureza deste local mágico, que ainda guarda muitos segredos a serem desvendados pelos explorados. É um passeio imperdível se estiver pela região de carro,  o Blog A Vida do Viajante recomenda a qualquer viajante, sem restrições.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...