[ESPANHA] Toledo - a cidade das três religiões, o melhor bate e volta a partir de Madrid

História de Toledo


Para desfrutar da cidade é antes preciso ter uma pequena noção da relação histórica de Toledo com o
Brasão real dos reis católicos
Reino de Espanha. Até meados do século XV, a Espanha, tal qual conhecemos, não passava de um punhados de reinos independentes e rivais entre si. A unificação só teve início com o casamento dos primos  Isabel de Castela e Fernão de Aragão, que possibilitou a criação de um Estado  poderoso e centralizador. Sob a união dos reis católicos, insígnia nomeada pelo próprio papa,  a Espanha reconquistou várias importantes cidades ibéricas que estavam sob domínio dos mouros há vários séculos. Isabel também foi a grande financiadora das navegações que deram inicío ao Império Espanhol no Novo Mundo, possibilitando a descoberta da América em 1492 por Cristóvão Colombo.

E onde Toledo se encaixa em tudo isso? Ela era simplesmente a capital do Reino Espanhol antes da mudança da corte para Madrid e, apesar do tamanho relativamente pequeno,  guarda inúmeros monumentos e atrações desta época. Conhecida pela tolerância religiosa antes da ascensão ao trono dos Reis Católicos, Toledo é uma das poucas cidades que ainda conservam templos da época medieval de três religiões distintas, do Islamismo, Judaísmo e Cristianismo. 

Bate e volta ou Pernoite?


Dada a quantidade de atrações e clima aconchegante da cidade, repleta de boas opções de acomodação e gastronomia, pelo menos um dia de pernoite na cidade se justifica plenamente. No entanto, se o seu tempo for curto, faça de Toledo o seu bate e volta obrigatório quando estiver hospedado em Madrid.

A cidade está a uma distância razoavelmente próxima da capital, com acesso facilitado pelo moderno trem bala da companhia ferroviária espanhola, a RENFE, sendo possível chegar lá em uma curta viagem de apenas 30 minutos. Mas atenção, compre sua passagem com antecedência na alta estação, pois não é raro relato de turistas que deixam para comprar o bilhete no dia da viagem e não conseguem horários satisfatórios.

É importante saber também que a estação de trem, aliás a estação por si só já é um atração à parte, fica cerca de 1,5 km fora das muralhas, e embora a caminhada até a cidade seja bonita é preciso um bom preparo físico para subir a colina em que a cidade histórica se encontra. Ou então apenas simplifique e pegue o ônibus 5 que passa de lado da estação de trem e desça diretamente na praça Zocodover.


Roteiro de 1 dia

Manhã


Em apenas um dia não dá pra ver todas as atrações da cidade, então a regra é chegar cedo e priorizar as atrações de acordo com seu gosto pessoal. No meu caso, de manhã visitamos as principais atrações de Toledo em um roteiro  de 1,8 km 

Nosso roteiro começa na praça Zocodover, onde fica o centro de informações turísticas. Aproveite para pegar um mapa gratuito da cidade, ele é importantíssimo para desvendar as ruas estreitas e becos medievais de Toledo. Obviamente, você ainda irá se perder, mas pelo menos terá mais chance de se localizar.

Por trás da praça fica o Museo de Santa Cruz, um antigo hospital transformado em museu com entrada gratuita. Repleto de obras de arte, inclusive do pintor estabelecido em Toledo, El Greco, é uma atração imperdível. 

Museo de Santa Cruz

Galerias do Museo de Santa Cruz

Pátio do Museo de Santa Cruz


Em seguida, subimos a via lateral rodeando o Alcazar (antiga fortaleza) que tem belas vistas do vale e dos próprios paredões da construção, hoje transformado em um museu do exército espanhol. Se gostar de armas e táticas de guerra, as exposições têm uma vasta coleção da história espanhola, desde armaduras medievais até material da recente guerra civil espanhola. Mas se deseja ver algo relacionado à história do próprio Alcazar como palácio real, poucos espaços foram preservados, com destaque apenas para o pátio imperial. A vista por fora já é o suficiente para a maioria dos visitantes.


Alcazar de toledo



Alcazar de Toledo - Vista Externa

Alcazar de Toledo - Vista Interna do Pátio Imperial


El transparente
Tente achar um caminho pelas ruelas até a belíssima Catedral de Toledo. Por fora não dá pra ter idéia da riqueza desta que é uma das mais bonitas Igrejas que já conheci.

Reserve um bom tempo para a visita interna, pois apesar do preço salgado, o audioguia incluso ajuda a explorar as inúmeras atrações da Igreja. Destaque para a escultura El Transparente, as pinturas de el greco, goya, rubens e caravaggio da sacristia e a sala do tesouro, repleta de relíquias de santos e uma custódia de ouro puro trazido da América por Colombo. Imperdível.




Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Tesouro da Catedral de Toledo


Da Catedral, passamos pelas torres da Igreja de San Ildelfonso até alcançar o restaurante da Taberna Embrujo, mas não antes de se perder pelas agradáveis ruas da cidade medieval. Apesar da fachada simples , o restaurante conta com um saboroso cardápio com colunária típica castellana e uma excelente cerveja de pressão a um preço razoável, item importante em uma cidade conhecida pelos preços acima da média. O que mais gostamos foi o ombro de porco e a carne de cervo que estava muito suculentas e macia. Indicado com louvor!

Ruas de Toledo

Carne de cervo

Ombro de porco

TARDE


Só essas atrações já valeriam o passeio pela cidade mas se quiser ir além ainda há muito a ser explorado como mostrado roteiro abaixo de 2,2km


Exibir mapa ampliado

Descemos uma ladeira de uma região mais calma e menos turística da cidade dá para ter uma visão das muralhas a partir da baixa de San Martin. Curiosamente, este é o mesmo rio Tejo que desemboca em Lisboa de onde partiam as expedições portuguesas.


Baixa de San Martin e o Rio Tejo

Da parte baixa da cidade, prepare o fôlego para subir até o  Monasterio de San Juan de los Reys mandado construir pelos Reis Católicos após ganhar a luta de sucessão contra Portugal na batalha de Toro.  O mosteiro tem uma impressionante altar e claustos agradáveis, é sem dúvida uma página viva da história espanhola.

Fachada com brasão dos reis católicos

Monasterio de los Reys Catolicos


Não se esqueça, porém, que antes de Fernando e Isabel, Toledo era conhecida pela tolerância religiosa. Visite uma das mais antigas sinagogas (existiam um total de 8 em Toledo), e que foi palco de um massacre de judeus após a perseguição cristã no século XIV, hoje abriga a Igreja de Santa Branca, com arquitetura bastante singular de inspiração oriental, conhecida como mudejar. 

Sinagoga de Santa Maria Blanca

Por fim, chegamos até a Igreja de Santo Tomé, que abriga a obra-prima de El Greco,  o Enterro do Conde de Orgaz,. Sobre esta obra, retrata a pitoresca lenda local que os próprios Santo Agostinho e Santo Estevão depositaram com suas próprias mãos o corpo do Conde de Orgaz, um benevolente nobre benfeitor da Igreja, na sepultura que se encontra ao pés da pintura.

wikipedia

Impressões Finais


Incrivelmente bem conservada e aconchegante, Toledo é uma cidade que respira história e tem muitas atrações a serem descobertas. Como já falei, em um dia é impossível ver tudo, priorize seus interesses e considere ainda outras atrações como  a casa do pintor El Greco, o museu sefardi, que conta mais da relação dos judeus com a cidade e até uma mesquita da época medieval. 

A cidade também conta com um comércio bastante movimentado onde se destaca a venda de materiais fabricados com aço, um ótimo local para trazer uma espada medieval de souvenir para casa.


  • Dicas :
  • O modo mais rápido de chegar até toledo são os trens de alta velocidade da RENFE, porém compre as passagens com antecedência na alta estação.
  • Pegue o ônibus 5 para ir da estação até o centro da cidade (praça zocodover). Atenção , pegue o ônibus do lado do portão de entrada da estação. Há um ônibus turístico que pára dentro da estação , mas a tarifa é bem mais cara.
  • Escolha com antecedência seu roteiro, pois há muitas atrações a serem vistas
  • Em Madrid, próximo da Estação Atocha , de onde partem os trens para Toledo está o Museo reina Sofia que guarda uma excelente coleção de arte contemporânea, incluindo a famosa Guernica de Picasso, perfeito para uma visita após Toledo.
  • Prove os doces típicos de Toledo, como o marzapan
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...