[Uruguay 2012] Dia 2 : Montevideo : Teatro Solís, Churrasco, Futebol e Vinho

A ciudad vieja - Teatro solis

Em Montevidéu um roteiro bom para o primeiro dia de passeio é visitar a Ciudad Vieja, o centro histórico. Ele é bem pequeno, começamos pela principal avenida da cidade, a 18 de Julho e terminamos no mercado del puerto. O nosso  itinerário de 3km pode ser visto aqui e no mapa abaixo


Exibir mapa ampliado

Ao chegar na praça Independência , siga ao indispensável Teatro Solis. Vale a dica : dia de quarta as visitas guiadas são gratuitas em espanhol. O Teatro é pequeno, mas muito bonito, lembrando a opulência dos teatros europeus da belle epoque, portanto não perca a visita em hipótese alguma, que inclui ainda algumas apresentações musicais e teatrais inusitadas.

Teatro Solis
A Ciudad Vieja - Museus

Dali seguimos ao mercado del puerto, mas antes passamos pela catedral e vários museus : alguns interessantes, outros nem tantos. O que mais gostamos sem dúvida alguma  foi o Palácio Taranco, que abriga o Museu de Artes Decorativas. Uma mansão de dois andares, belissima, com obras de arte fantásticas. A entrada é gratuita.Vale mencionar também o pequeno museu de arte Precolombino. Ele é pago, bem conservado, mas não achei tão bom quanto o de Santiago. O Museo do carnaval também dizem ser interessante, mas infelizmente estava fechado para reformas.

Catedral

Palacio Taranco
A Ciudad Vieja - Mercado del Puerto


Dessa região chega-se  facilmente ao mercado del puerto, que é na realidade um conjunto de restaurantes e um dos pontos altos da passagem pela capital do Uruguay. A dica é ficar no balcão do restaurante el palenque e ver eles grelharem seu bife ancho bem na sua frente acompanhado de um delicioso medio y medio (bebida típica composta de vinho branco e espumante). O bife ancho é enorme e dá para compartir tranquilamente mesmo que você esteja com fome. A conta ? Saiu por 1200 pesos, cerca de 120 reais. Mas garanto que vale o investimento.

Medio y Medio
Parrilla













Bife Ancho Uruguayo
Museu do Futebol

Pela tarde pegamos o coletivo até o museu do estádio centenário. Como chegamos tarde, faltando uns trinta minutos para encerrar o horário de visitação, o simpático senhor na entrada não nos cobrou a entrada. O estádio é bem legal e tem até uma camisa autografada do Pelé e Maradona por lá.





Pocitos e Museu do Vinho

Depois fomos dar uma conferida no Montevideo Shopping, que fica li pertinho e na praia de Pocitose. Vale comentar que Pocitos na noite de inverno só tem movimento de carros, não tem quiosques, feirinhas, nada do que estamos acostumados na orla de grandes cidades principalmente aqui no Nordeste do Brasil.

A procura de algum movimento, demos ainda uma paradinha no bem recomendado Bar Tranquilo para provar o revueltos gramajos, um petisco de batata frita com ovos, presunto e cebola.  Gostoso, mas sinceramente não achamos nada demais, talvez no fim de semana o lugar seja mais divertido.

O que realmente salvou a noite foi o Museu del Vino. Diferentemente do que pensamos no Brasil, o tango é sim uma dança quase tão tradicional no Uruguay quanto na Argentina, tanto que Carlos Gardel nasceu em Montevideo, Apesar do nome,  o local é uma tangueria bem típica, muito frequentada por casais ou por amantes do tango. Observamos várias pessoas que vinham do trabalho, trocavam os sapatos no próprio bar e chamavam os pares para dançar na hora. Acompanhamos a dança dos frequentadores da casa acompanhados por um belo vinho tannat uruguayo, variedade de uva mais adaptada e produzida no Uruguay. E assim fechamos a primeira noite na capital do Uruguay. O dia seguinte foi reservado para visitar a praia e os parques da cidade.


  • Dicas:
  • Hotel Iberia - Vencedor Traveller Choice do TripAdvisor - Diária apt duplo em Ago/12 U$ 58,00 - Calle Maldonado 1097
  • Teatro Solis - Entrada gratuita as quartas-feiras em visitas guiadas espanholas.
  • El Palenque - Bife Ancho (p/ 2 pessoas) acompanhado de Medio y Medio em Ago/12 $ 1200 pesos
  • Museo Del Vino - Tangueria típica a um quarteirão do Hotel Ibéria. Peça um vinho variedade tannat uruguayo e observe os casais dançando. 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...